quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Apanhador no Campo de Centeio


O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger

Acho que fui a última dos meus amigos a ler este livro. Muitas pessoas me falavam dele e, quase sem querer, um exemplar veio parar na minha mão, depois que o meu cunhado resolveu fazer uma "limpa" no armário dele. Em vários sites, blogs e comunidades sobre literatura sempre li relatos das pessoas comentando sobre "O Apanhador no Campo de Centeio". Muitas diziam que era o melhor livro que já leram em suas vidas. Quando me deparei com a obra, resolvi apostar. (Até porque meu cunhado tem um ótimo gosto para literatura.)

Confesso que, ignorantemente, fiquei esperando que algo de profundo acontecesse no livro e a cada novo capítulo eu pensava: é agora. De repente a luz acendeu. A obra, que serviu de inspiração para diversas gerações, trata, simplesmente, de um fim de semana, um pouco conturbado, de um jovem. Holden Caulfield tem 17 anos e é filho de uma boa família norte americana. Ele está se preparando para ir para casa depois de ter reprovado em quase todas as matérias da sua ultra tradicional escola para garotos. Para "matar" o tempo até encontrar os pais, o adolescente faz inúmeras reflexões sobre a sua vida e tem diversos pensamentos sobre o que fazer no futuro (sempre algo aparentemente mirabolante e longe das salas de aulas). Por detalhes como este, que "O Apanhador no Campo de Centeio" é considerado um marco no caminho de milhares de jovens ao redor do mundo que, a partir da década de 1960 (o livro é de 1951), procuraram com mais intensidade provar para a sociedade que possuem voz e queriam expressar as suas ideias e visão sobre o mundo.

Curiosidades sobre a obra - retiradas da Wikipedia (portanto acreditem ou não).

No assassinato de John Lennon, Mark David Chapman carregava este livro consigo no dia em que cometeu o crime. Segundo testemunho do próprio Chapman, estava lendo o "Apanhador no Campo de Centeio", minutos antes de tentar o suícidio. Da obra ele teria tirado inspiração para matar John. Outro fato curioso é que o atirador que tentou matar Ronald Reagan em 30 de abril de 1981, afirmou a mesma coisa, ou seja, que teria tirado do livro a inspiração para matar o presidente Reagan. No filme "Teoria da Conspiração", Mel Gibson faz o papel de um motorista de taxi psicótico, que acha que todos estão contra ele, ele possui uma compulsão, comprar diariamente um mesmo livro, "o Apanhador no Campo de Centeio", em sua casa existem milhares de exemplares dessa obra, por conta de uma dessas compras ele é descoberto por seus inimigos e quase acaba morto.

Um comentário:

  1. Só pra acrescentar mais um: rezam as lendas que também o Lee Harvey Oswald estava lendo esse mesmo livro antes de estourar os miolos do Kennedy... cuidado Aline, espero que vc não esteja pensando em matar ninguém... bom, se for alguém da Assembléia Legislativa, vá em frente, eu te apóio!!! :D

    ResponderExcluir