domingo, 27 de junho de 2010

Um olhar para a alimentação

Puxa, este fim de semana passou muito rápido e foi repleto de emoções. A semana passada teve bastante instabilidade emocional e um período assim sempre me faz reavaliar algumas decisões e certezas (que considerava absolutas). Ok, nada ficou muito explicado, mas vou por partes, como faria Jack ;)
A questão é que preciso mudar e estabelecer novas metas na minha vida. E para esta próxima semana o desafio é observar melhor a alimentação. Parei de comer carna há alguns meses e sou intolerante à lactose. Os dois fatores acabaram me deixando com uma alimentação bastante restrita. Além deste fator, também escolhi este tema, entre tantos que preciso mudar, pois hoje participei de um "mini" curso sobre alimentação biológica com o Professor Rogério Brant (Unidade Alto da XV - Método DeRose). Muito além da questão vegetariana, Brant trouxe aspectos muito importantes para que façamos um autoestudo da nossa alimentação. Para isso é preciso entender que o prazer que sentimos ao comer é um artifício que o nosso organismo cria para que o façamos mais vezes, assim alcançamos o verdadeiro objetivo da alimentação que é a nutrição do nosso corpo. Assim sendo é preciso cuidar muito bem do que colocamos na boca. E para isso não existe uma receita perfeita, apenas algumas recomenações importantes:

- Varia a sua alimentação durante o dia.
- Coma legumes, vegetais, frutas, flores, cereais, derivados de leite, castanhas...
- Conheça o que cada grupo de alimentos oferece de melhor. Saiba o que você come.
- Capriche no preparo dos alimentos. Elabore, seja criativo.
- Procure diminuir a quantidade ingerida de gordura, refrigerantes, sal e açúcar.
- Observe o seu corpo, o seu ritmo, e alimente-se de acordo com ele.
- Sono, prisão de ventre, gases e fraqueza são alguns sinais de que pode haver algo errado na sua alimentação.
Independente da sua filosofia de vida. Independente das suas atividades. Uma alimentação saudável fará toda a diferença no seu humor, bem-estar e qualidade de vida.

Ah, e só para deixar aí uma pequena provocação: Amanhã é segunda-feira. Lembra-se da "Segunda sem carne"?


Nenhum comentário:

Postar um comentário