sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que é Yoga?

Crédito da imagem: http://japostei.com/o-que-e-yoga-sobre/

Esta semana a Páscoa me inspirou a retomar os meus estudos e prática de Yoga. Andei distante por n motivos, mas agora não há razão que me faça ficar longe desta linda filosofia de vida.
Para dar os primeiros passos novamente, resolvi rever alguns conceitos já lidos e estudados. O principal, é claro, o que é Yoga? Vou tentar aqui de forma MUITO breve e simples traduzir este conceito.
No curso que fiz de Formação em Yoga Integrativa, na Montanha Encantada, aprendi e vivenciei que Yoga é o caminho para o autoconhecimento. No Yoga nós somos o objeto de observação e estudo e esta prática acontece por meio da descoberta da nossa própria natureza espiritual, da busca pelo nosso Verdadeiro Ser, aquele que está integrado à natureza divina. Este ser verdadeiro é completo, ou seja, nada nele pode ser acrescentado ou retirado.
Nos últimos dois anos, tenho me dedicado mais à prática e vivência do Yoga. Muitos foram os meus caminhos até compreender que esta descrição aqui feita é o verdadeiro Yoga: descobrir em nós este ser completo, este ser de quem nada precisa ou deve ser acrescentado ou retirado. Esta é a nossa natureza divina e perfeita: nos aceitar, nos olhar, nos lapidarmos diante das nossas verdadeiras vocações. Ligar nosso ser à natureza divina de onde viemos e da qual fazemos parte.
Começo hoje novamente a trilhar este caminha de equanimidade e leveza. Muitas são as correntes e praticantes que nos ajudam a descobrir esta nossa verdadeira natureza. Para saber qual destas correntes é a melhor para você, o ideal é ler e pesquisar um pouco sobre cada uma deles, praticar aquelas que você mais se identificou e depois a escolha srá fita no seu coração de forma natural.
Apenas é importante lembrar sempre: Yoga é acima de tudo a busca pela liberdade das amarras que nos prendem em padrões de comportamento que geram sofrimento e angústia. Padrões que nos fazem acreditar que não somos seres completos, por isso precisamos de mais coisas e mais satisfações. Viva o seu Yoga com liberdade, amor e, acima de tudo, com leveza e respeito a si e aos seus limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário