quarta-feira, 5 de junho de 2013

O mar é de todos



A temporada 2013 da pesca artesanal da tainha começou no dia 15 de maio e deve seguir até 30 de julho. A pesca gera renda para os pescadores e é tema de grandes festas como a XIX Festa da Tainha, na Ilha do Mel, que este ano acontecerá entre os dias 19 e 28 de julho. Saiba mais: http://migre.me/eSZmi
 
Entretanto, a pesca com redes já gerou muita polêmica e discussões, por conta da falta de sinalização adequada das redes no mar, o que feriu e até tirou a vida de dezenas de surfistas, principalmente nesta época do ano. Dados da Ong Surf Seguro do Rio Grande do Sul apontam que, desde 1983, a média é de 2 surfistas mortos por ano em redes de pesca. Essa marca é maior do que o número de pessoas que morrem em ataques de tubarão na África.

Este ano, em Santa Catarina, a Secretaria da Agricultura e da Pesca fez uma reunião com pescadores e surfistas para minimizar as chances de que mais surfistas sejam feridos durante o período da pesca. Segundo o site IG: durante o encontro, os representantes decidiram que nas praias do Pântano do Sul, Mole, Joaquina e Santinho, em Floripa, os surfistas serão avisados pelos olheiros se há peixe ou não. Se tiver peixe, os surfistas não irão para o mar. Esse foi o acordo. 

Ainda com informações do site, em Santa Catarina, há 36 colônias de pescadores e a comunidade local, pescadores e turistas fazem um mutirão nas praias catarinense para recolherem a tainha. As tainhas são originárias da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e vão até o litoral do Rio de Janeiro em busca de águas mais quentes para desovar. Quase 70% das tainhas são capturadas no litoral catarinense.

No Paraná, o Projeto Surf Seguro foi criado para lutar pelo aumento da fiscalização e da segurança nas praias do Paraná. Quem tiver interesse em assinar a petição pelo aumento da fiscalização, pode acessar este link: http://bit.ly/KfIk8o Para saber mais, curta o Projeto Surf Seguro no Facebook www.facebook.com/SurfSeguro

Surfista, antes de entrar no mar, principalmente no período da pesca da tainha, certifique-se sobre as redes de pesca e sua sinalização. Lembre-se de que o mar é de todos!

Fontes de informações: SurfGuru, Portal de Notícias IG, Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (PR), Facebook Projeto Surf Seguro e Surf Seguro RS.  

Foto: Jornal Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário