terça-feira, 20 de abril de 2010

Campanha Segunda sem Carne


Não! Eu não quero convencer ninguém a não comer carne, mas acredito que as pessoas poderiam refletir um pouco mais sobre este hábito. Para ajudar nesta tarefa, apresento aqui um breve resumo da Campanha Segunda sem Carne, que incentiva que as pessoas fiquem sem comer carne um dia na semana como uma forma de ajudar ao próximo, aos animais e ao planeta.
Confira:
"A campanha Segunda sem Carne objetiva incentivar as pessoas a deixarem de consumir carne, ao menos, uma vez por semana, tendo assim benefícios para sua saúde e a saúde do planeta. Ao diminuir o consumo de carne reduzimos, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. De quebra, ainda ajudamos a diminuir o rebanho bovino e sua emissão de metano - poderoso agente de efeito estufa. 67% dos animais criados para virar comida são criados em granjas "industriais". Granjas industriais são fontes de crueldade e desperdício em escalas inimagináveis para a maioria de nós. Nelas são criados animais que ganham peso rapidamente por meio de uma alimentação não-saudável com alto teor protéico. Os animais vivem amontoados, estressados e, muitas vezes, em condições higiênicas insalubres.
A Campanha é também um convite a repensar nossa alimentação cotidiana, muitas vezes pobre em nutrientes pelo simples desconhecimento da variedade de hortaliças e verduras disponíveis. O consumo de comidas prontas, fast food ou similares, facilitou a vida altamente urbanizada dos grandes centros, diminuindo o tempo gasto com a alimentação. Mas o preço é alto e se reflete em nossa saúde e também nas experiências de sabor que perdemos."

No link http://www.svb.org.br/segundasemcarne/ (de onde vem o texto acima) você pode encontrar mais informações sobre como divulgar e participar desta campanha.

Ser vegetariano é um ato de respeito e amor ao próximo e ao planeta!

Um comentário:

  1. Opa, deixa eu fuçar aqui no blog da Aline... então, pra estrear... pior que a parte quanto reduzir, ao mesmo tempo, o desperdício de água, desmatamento, desertificação, extinção de espécies e destruição de habitats e até de biomas inteiros... é verdade... é tudo parte da mesma cadeia de eventos. E o metano do "pum" (não é palavrão! Nem venham de cybernanny... :) dos bovinos realmente tem uma intensidade sei lá quantas vezes pior pro efeito estufa que o CO2... como se não bastasse, ainda vou acrescentar mais um motivo: 70% dos abatedouros no PR são clandestinos (ou pelo menos há alguns anos atrás eram mesmo, e duvido que tenha mudado muito...). O que quer dizer que não há muitos cuidados quanto às técnicas de abate (se é que tentam fazer a coisa ser o mais indolor possível...) nem quanto aos métodos de higiene...

    ResponderExcluir