sábado, 24 de abril de 2010

Pé quebrado e falta de respeito

No último surfe em São Francisco do Sul (SC) consegui quebrar o meu pé. Nem vou entrar em detalhes, até porque não tem muita novidade aqui: botinha, fisioterapia, gelo, atestado, sem surfe, sem Yôga, quilos extras...snif snif snif
Resolvi escrever para falar de uma coisa muito triste: a falta de respeito e de profissionalismo de alguns médicos. No dia que quebrei o pé fui para um Posto de Atendimento em São Chico. No local o médico plantonista olhou o meu pé, deu três ou quatro "batidinhas" nele e deu o veredito: "nada demais, anti-inflamatório, repouso e gelo. Em dois dias você estará ótima. Nem foi nada". Eu não sou médica, fui em um para ter certeza de que eu ficaria bem. Dois dias depois fui trabalhar. O meu estava roxo e enorme. Depois da insistência da minha amiga Márcia (trabalho), fomos fazer uma radiografia. O resultado foi a descoberta da fratura...da fratura não, das fraturas, pois tive mais de uma.
Depois de ouvir algumas opiniões e de pensar bastante sobre o assunto, fiz uma denúncia formal do tal médico no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina. É muito provável que o posto no qual eu fui atendida não fazia radiografia, mas o médico olhar para o meu pé e concluir que estava tudo certo já é muita falta de respeito, profissionalismo e ética. No meu caso, tratava-se apenas de pequenas fraturas, mas que poderiam ter complicações caso eu ficasse mais tempo sem o devido tratamento. Chegando em Curitiba eu pude contar com clínicas especializadas, médicos capacitados e meu plano de saúde, é claro. Poxa vida, hoje, mais que nunca, temos diversas opções de exames para ter o diagnóstico mais correto. O "eu acho" não tem mais espaço neste tipo de caso. E se alguém tivesse batido a cabeça? A resposta provavelmente seria: Ah...toma um remédio e vai dormir que passa....
Se você passar por uma situação como esta, não deixe de denunciar este profissional. Claro que os médicos podem cometer falhas no diagnóstico e no tratamento, mas o descaso e a falta de respeito não podem ser esquecidos. Ser médico é ter um compromisso com o bem-estar, a saúde e a vida das pessoas. Por e para isso procuramos um médico!

Um comentário:

  1. Mulher, que loucura essa história! Lembrei de vc de gesso na faculdade... Melhoras. E boa dica essa de denunciar o descaso!

    beijos

    ResponderExcluir